Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

DESEJO - O PODER DA SEDUÇÃO

                                 DESEJO - O PODER DA SEDUÇÃO
O desejo tem cheiro. São os feromônios - principal substância responsável pela atração sexual. Todo o ser vivo, mesmo sem perceber,  esala e capta o feromônio do outro. Ele é recebido pelo nariz e interpretado no cérebro pelo hipotálamo, que por sua vez, estimula a produção de hormônios sexuais masculinos e femininos. É assim que nasce o desejo. 
As razões que mais movem um ser humano em relação ao outro é a busca pelo prazer. Há uma espécie de descarga elétrica composta por dopamina, serotonina e outras substâncias  que desaguam no corpo quando uma pessoa se sente atraída pela outra.
Em nossos dias, a atração tem mais a ver com a busca pelo prazer do que pela reprodução. A química que nasce entre duas pessoas num primeiro encontro não é necessariamente entre sexos diferentes.
O desejo pode ser considerado um termômetro para se investir ou não num relacionamento. O problema é que, dependendo de como está a autoestima, a pessoa pode rebaixar seu crivo de seletividade na busca desesperada por alguém. Quando isto acontece, o desejo funciona como uma válvula de escape e a relação não tem chanse de futuro. Cada um tem suas próprias armas de sedução e, na pior das hipóteses, será apenas mais um prazer.
Nem sempre o imperativo biológico da reprodução explica a química da atração. É o caso da atração entre pessoas do mesmo sexo e também de homens jóvens por mulheres pós-menopausa. 
Nicéas Romeo Zanchett 
http://gotasdeculturauniversal.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário